9.9.07

Baleia Franca. Quem é esse ser?

**É isso aí. As baleias que se cuidem. A Noruega e a Islândia voltaram a caçar baleias fin e minke para fins comerciais, depois de 21 anos de proibição. A boa notícia é que na América do sul, além do Brasil, a Argentina também desenvolve trabalhos de proteção as baleias envolvendo a educação da população, através das escolas, junto as novas gerações. Ajudando a construir uma nova consciência que compreenda a diversidade da vida no grande ecossistema planetário.
**Cinco escolas, com grande maioria de alunos que não conhecem o mar e nem baleias, da província argentina de Chubut, no litoral Atlântico, iniciarão no mês 10, projeto para desenvolver "uma apreciação compreensiva das baleias e seu meio ambiente", palavras da ong idealizadora Instituto de Conservação de baleias. Para 2008 o projeto irá se estender a 20 escolas. Esta região é local usado pela baleia franca (Eubalaena australis) para criação dos filhotes. Abriga enorme população da espécie. (fonte de informação: Tierramérica, notícias3/09/2007).
Fiquei pensando. Dependendo da espécie, é provável que as baleias assumam valores diferentes de mercado e que sirvam para diferentes produtos. Sabermos os usos que os humanos lhes dão seria uma boa maneira para pensarmos na necessidade "real e imprescindível" de usar estes animais como recurso. Portanto, deixo aqui registradas duas perguntas.
1. O valor comercial depende da espécie das baleias? 2. Quanto que uma baleia rende financeiramente para os seus exploradores, produtores e comerciantes? 3. Em que produtos (alimentícios ou não) a baleia se transforma?
Bom, por hora é isso. Um abração.
.

Um comentário:

Unknown disse...

A caça da baleia franca nunka poderia ser regularizada seja na Noruega ou na Islandia !
as baleias sao como nois se alimentao se reproduzem.Como tem gente que ainda caça animais ??
isso deveria ser crime !!
é isso aii tomara que tds tenham intendido ;)